Vindima no Monte das Herdades
Vindima no Monte das Herdades, uma celebração de Natureza e da Tradição
Durante esta época, a herdade enche-se de homens e mulheres escolhidos criteriosamente, que habituados ao trabalho do campo, contribuem com a sua longa experiência em vindimar para escolher os cachos certos que vão amadurecer durante meses para dar vida aos vinhos Monte das Herdades.
São 6h12 da manhã, ainda é de noite e o Senhor Farrica já tem a sua equipa a postos para começar mais um dia de vindima. A temperatura fresca que se sente a esta hora, próxima dos 19 º, é a ideal para preservar a qualidade enquanto é colhida e transportada até à adega. Um processo rápido, pois a adega situa-se mesmo ao lado da vinha, uma situação ideal para garantir a preservação das uvas e que permite que estas mantenham as suas características intactas, especialmente as aromáticas.
Manter as uvas frias protege os delicados aromas e sabores, que fazem toda a diferença quando se trata de criar e produzir vinhos com qualidade. É por isso que no Monte das Herdades terminamos a vindima por volta das 10h, quando o sol já está mais forte e a tempetura atinge os 24º, quando o comum é os trabalhos prosseguirem até mais tarde. Este factor faz toda a diferença no resultado do nosso vinho, motivo pelo qual são únicos e especiais.
As primeiras uvas chegam à adega ainda antes das 7h, onde são pesadas para depois darem início ao processo de vinificação, com o desengace, ou seja, a separação do caule dos cachos das uvas e a seleção das uvas. Todo este processo é manual e feito com todo cuidado e detalhe, para garantir que é a uva perfeita que chega ao processo de prensagem. Aqui, depois de devidamente esmagadas, o mosto da uva é prensado para separar as películas e as grainhas do sumo da uva, no caso dos mostos vinhos e dos mostos rosé. No caso do vinho tinto, não passa por este processo, pois a pelicula da uva é o que permite ao vinho definir a sua cor, quando estiver na fase de fermentação.
As vindimas não são apenas um marco no calendário, mas também um momento para celebrar a ligação com a natureza e o nosso compromisso com a produção sustentável. No Monte das Herdades, orgulhamo-nos de manter práticas que respeitam o meio ambiente, garantindo que cada garrafa de vinho represente não só a excelência, mas também o respeito pela terra que a produz.
Cada vindima é uma promessa renovada de inovação e qualidade, que se reflete em cada um dos vinhos que levam a assinatura Monte das Herdades. É um processo que une a arte da viticultura com a paixão por criar experiências memoráveis e autênticas.